CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Segurado especial precisa renovar senha no banco que recebe o benefício previdenciário até 31 de dezembro de 2014





Até 31 de dezembro de 2014, todos os beneficiários e beneficiárias da Previdência Social precisam renovar a senha utilizada nas agências bancárias para receber os benefícios previdenciários, sob pena de ter o seu pagamento interrompido.

A renovação da senha é considerada “prova de vida” perante a Previdência Social e o procedimento é realizado diretamente no banco em que o segurado recebe o benefício mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Portanto, não é necessário ir à Agência do INSS para fazer o procedimento.

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação da senha/ prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários(as) da Previdência Social, inclusive os trabalhadores e trabalhadoras rurais, que recebem o pagamento de seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. “Essa é uma exigência do governo para evitar que haja pagamento indevido de benefícios e garantir segurança nesse procedimento a todos os previdenciários”, explicou o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves.

De acordo com o INSS, dos 31,1 milhões de beneficiários e beneficiários que recebem benefícios, 29 milhões já realizaram a renovação de senha que começou a ser feita em maio de 2012. Dentre os mais de dois milhões de beneficiários(as) que ainda não regularizaram a sua situação, 620 mil são rurais.

Os bancos estão comunicando os beneficiários(as) sobre a renovação da senha por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet. E a CONTAG convoca as Federações e Sindicatos para divulgarem essas informações nos estados e municípios e orientarem os trabalhadores e trabalhadoras rurais sobre a importância da renovação da senha/prova de vida para que os seus benefícios não sejam interrompidos.

No entanto, a CONTAG alerta os trabalhadores e trabalhadoras rurais que é preciso apenas renovar a senha. “É preciso ficar alerta aos casos onde os bancos aproveitam para pegar assinaturas dos aposentados(as) e pensionistas para a contratação de empréstimo consignado, cartão de crédito e abertura de contas. Não é preciso adquirir nenhum dos produtos oferecidos pelos agentes financeiros”, alertou José Wilson.




FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi