CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PAC 2 favorece ações em locais atingidos pela estiagem no RN


A entrega de 15 caminhões-pipa e 33 caminhões-caçamba ao Rio Grande do Norte ajudará a minimizar os efeitos da estiagem em 48 municípios do estado. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fará a entrega nesta sexta-feira (1º), às 9h, na capital do estado, Natal. Com isso, mais de 23 mil famílias de agricultores familiares poderão contar com o reforço do maquinário.

O Governo Federal vai investir R$ 12 milhões na ação. Após essa entrega, serão totalizados 494 equipamentos já doados no estado. A expectativa é que, até 2014, cerca de 650 mil pessoas que vivem no campo sejam beneficiadas.
O delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, afirma que 160 dos 167 municípios do estado estão em situação de emergência pela falta de chuva, que não cai há dois anos. “Os últimos dois anos foram extremamente secos. Caiu chuva em algumas regiões, mas não o suficiente para amenizar a situação”, lamenta. Considerando o número total de municípios, o Rio Grande do Norte se destaca por apresentar 88,02% de seus municípios inseridos na região semiárida.
Raimundo comenta que as máquinas ajudarão nas ações hídricas em locais atingidos pela estiagem. “Com o caminhão-caçamba, faremos cisternas para quando as chuvas caírem. Os caminhões-pipa são muito necessários, considerando que esse é o único meio de muitos chegarem até a água. Ele é estratégico, vem ao encontro de outras políticas do MDA para dar condições dessas famílias permanecerem no campo”, diz.
Agricultura no estado
De acordo com o último Censo Agropecuário do MDA, o número de estabelecimentos localizados no campo chega a 86% no Rio Grande do Norte.  A produção de arroz por agricultores familiares representa 90% da produção, seguido do feijão (86%) e da soja (85%).
Serviço
Entrega de 48 máquinas a municípios do Rio Grande do Norte pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)
Data: 1º de novembro (sexta-feira)
Hora: 9h (horário local)
Local: Escola de Governo do Rio Grande do Norte – BR 101, km 0 Lagoa Nova – Natal (RN)
Jalila Arabi
(61) 2020-0192 / (61) 2020-0262
imprensa@mda.gov.br