CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

terça-feira, 5 de março de 2013

Pronatec Campo vai beneficiar mais de 29 mil trabalhadores rurais em todo o País



Aos 25 anos, Tábata Neves Rosa é exemplo de que é possível permanecer no campo por meio da qualificação profissional. Filha de agricultores familiares do município de Crixás (GO), ela se formou em Pedagogia com o objetivo de investir o que aprendeu nas comunidades rurais. “As pessoas precisam continuar na roça por gosto, paixão. A juventude precisa ter orgulho de estar no campo, de poder dizer ‘eu sou da roça, mas isso não me impossibilita de eu ser um agrônomo, uma pedagoga, uma médica. ’”, destaca.

Em 2012, ela participou da primeira turma do curso de Agricultura Familiar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Campo (Pronatec Campo) no estado. Para a jovem, o ensino fez toda a diferença. “Foi muito importante pra mim que já conhecia um pouco sobre o papel da agricultura no País. O curso nos ajuda a visualizar que há outros modelos de produção que contribuem com o meio ambiente, com a vida e com a saúde”, conta. Só no estado goiano, 3.974 produtores familiares vão poder aprender, em 2013, mais sobre o universo rural por meio dos cursos do Pronatec Campo.

Lançado no ano passado pelo governo federal, o programa visa elevar a educação e qualificar a formação de jovens e adultos por meio da oferta de cursos profissionalizantes e tecnológicos. A assessora especial para a juventude do MDA, Ana Carolina Silva, explica que o programa é um bom incentivador da permanência no campo. “O êxodo rural é muito marcado pelos jovens e pelas mulheres. Então, uma forma da gente propiciar a continuação deste público no campo é justamente apresentar um meio de melhorar a qualidade da produção dele”, diz.

Para esta safra, foram disponibilizadas 29.666 vagas em todo o Brasil. Podem participar dos cursos agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores, além de povos e comunidades tradicionais. As inscrições são feitas nos comitês do Pronatec Campo em cada estado. O objetivo é de que sejam abertas novas turmas durante todo o ano.

Inscrição
Segundo a assessora Ana Carolina, o processo de inscrição é diferenciado. “O interessado pelo curso deve procurar os comitês estaduais, as delegacias federais do MDA nos estados e os movimentos sociais nos municípios. Cada região possui um perfil de alunos que tem prioridade. Os inscritos serão analisados e selecionados”, explica. Neste mês estão abertos os processos seletivos para as primeiras turmas nos estados do Acre, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba.

A pedagoga Tábata Rosa aprovou a experiência. Para ela, o programa no campo veio na hora certa. “Minha expectativa é grande. O programa vai dar oportunidade para quem nunca teve nenhuma experiência do gênero. Se as pessoas deixarem a terra e o campo ficar vazio, quem é que vai produzir se é a agricultura familiar que responde pelos alimentos que consumimos? Se as condições de permanência forem boas, as pessoas não vão deixar o meio rural”, finaliza.

Cursos
Dos 518 cursos disponíveis no Guia Pronatec, 124 serão realizados por meio do Pronatec Campo. O curso de Agricultor Familiar teve o maior número de vagas pactuadas, seguido dos cursos de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Auxiliar Técnico em Agropecuária, Agricultor Orgânico, Horticultor Orgânico e Bovinocultor de Leite.

A maioria dos cursos ofertados (cerca 90%) pelo Pronatec Campo é voltada para a atividade rural. “O Pronatec entra na perspectiva de educação e capacitação de jovens e adultos das áreas rurais, entendendo que o campo é um meio diferente do urbano, orientando para princípios baseados no campo e respeitando a territorialidade estadual”, diz Ana Carolina Campos.

Das vagas do Pronatec Campo, 27.122 (91,42%) foram pactuadas com a rede federal de ensino; 1.235 vagas (4,16%) com a rede estadual, 1.080 vagas com o Senar (3,64%); 149 vagas com o Senac (0,5%); e 80 vagas (0,27%) com o Senai.

Sobre o programa
O Pronatec Campo faz parte do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação (MEC), apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O programa está inserido no Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013 e prevê, até o Plano Safra 2014/2015, a oferta de 120 mil vagas em todo o País.

Vagas pactuadas por estado 
 Estado  Vagas
 Acre1.210 
 Alagoas635 
 Amapá230
 Amazonas725
 Bahia814
 Ceará0
 Distrito Federal320 
 Espírito Santo 880 
 Goiás3.974 
 Maranhão484 
 Mato Grosso30
 Mato Grosso do Sul790
 Minas Gerais 2.870
 Pará3.585 
 Paraíba1.150
 Pernambuco175
 Piauí1.610 
 Paraná1.180 
 Rio de Janeiro 422 
 Rio Grande do Norte225
 Rio Grande do Sul1.720
 Rondônia942
 Roraima1.550
 Santa Catarina2.095
 São Paulo 1.180
Sergipe  390
 Tocantins480