CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

sábado, 16 de março de 2013

Ministro apresenta programas para a agricultura familiar em seminário

Quem visitar a 5ª Mostra de Flores da Cunha neste sábado (16) poderá conhecer mais sobre a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico e social da região. O Seminário da Agricultura Familiar está em sua segunda edição, e este ano contará com a participação do ministro Pepe Vargas, que vai conversar com o público sobre as políticas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o setor e procedimentos para acessá-las.

De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, de 2006, os 378 mil estabelecimentos da agricultura familiar representam 85,7% das propriedades rurais do Rio Grande do Sul. Estes agricultores respondem por 92% de mandioca, 85% de leite, 84% de feijão, 70% de suínos e 66% da produção de milho em grão no estado.

A agricultura familiar ocupa, no Brasil, 74% da mão de obra do campo, equivalente a 12 milhões de pessoas. No Rio Grande do Sul esse número chega a 80%. Em 2011, 50 dos principais produtos da agricultura familiar estavam presentes em 44% das exportações do Rio Grande do Sul e 19% do valor total do que é exportado no estado vêm do setor.

Sobre o evento
O seminário começa às 8h30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Flores da Cunha (RS). Os participantes poderão aproveitar também palestras de qualificação para o setor, visita à feira e ação de coleta de resíduos e tratamento das águas.

Nesta edição, a Mostra Flores da Cunha, traz mais de 100 expositores, com estimativa de mais 40 mil visitantes. A feira abre o calendário comercial do ano sendo um evento de compras, entretenimento e gastronomia. Desde a última edição, o evento realiza a Feira Agroindustrial, um espaço diferenciado onde os visitantes podem ter contato com bebidas, produtos coloniais, artesanato, biscoitos, geleias e frutas produzidos na região.


Serviço

2º Seminário da Agricultura Familiar
Data: 16 de março (sábado)
Horário: a partir das 8h30
Local: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Av. 25 de Julho, 1732. Flores da Cunha (RS)