CLICK NA IMAGEM E CONHEÇA UM POUCO MAIS DA NOSSA AGRICULTURA FAMILIAR

domingo, 27 de maio de 2012

ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR É DISCUTIDO NO MDA

Dirigentes da CONTAG e FETAGs estiveram hoje reunidos com a Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Foram discutidos pontos da pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil referentes a Relações Internacionais.
Para Alessandra Lunas, vice presidente e secretária de Relaçōes Internacionais da CONTAG, é importante que, ao longo desse ano, seja construída uma agenda concreta com a qual se possa trabalhar ações para Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). “Esse reforço na agenda é muito importante para a CONTAG, pois hoje a maior parte desse espaço é ocupado por empresários e não há um olhar sobre a agricultura familiar”, afirmou Alessandra. Para ela, o Brasil é referência no mundo, mas é preciso também avaliar o que já foi construído em relação a políticas publicas afim de detectar lacunas. Dessa forma, pode-se avançar e construir, já como uma atividade do AIAF, um plano de ação estratégico no qual o Brasil também possa coordenar.

A criação de um espaço permanente de diálogo sobre as negociações internacionais para tratar especialmente dos impactos da agricultura familiar foi um dos pontos discutidos durante o encontro. Uma das conquistas do 17º Grito da Terra Brasil, realizado em 2011, foi a criação do Comitê Permanente de Assuntos Internacionais (CPAI) dentro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF). Para Francesco Pierri, chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do MDA, essa criação possibilita a participação da CONTAG nas negociações internacionais e comerciais. “Entretanto, estamos absolutamente conscientes de que apenas isso não é suficiente”, reconheceu.

Com relação ao ponto da pauta que diz respeito à Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), Francesco informou que a aprovação do Fundo de Agricultura Familiar (FAF) resultou num acréscimo orçamentário e na descentralização das secretarias técnicas. Para ele, essa combinação possibilita que a REAF tenha um acompanhamento mais permanente na articulação com os movimentos sociais e sindicais. Acrescentou ainda que a REAF precisa discutir o tema de comercio Intra-Mercosul a respeito dos produtos da agricultura familiar brasileira. "Se não o fizer, ela perde peso e prestigio junto as instancias em que esses temas são discutidos",

Uma nova reunião, dessa vez com o ministro do MDA, Pepe Vargas, acontecerá na próxima senda feira, 28 de maio. A expectativa é que haja respostas consistentes que garantam a participação da CONTAG (e apoio financeiro para tal) nos diversos espaços institucionais que definem a posição do governo nas negociações internacionais comerciais e ambientais que envolvam temas de interesse da agricultura familiar. “Estas questões causam impacto direto no preço dos produtos oriundos da agroecologia. Esperamos que o ministro demonstre a mesma sensibilidade que a assessoria de Relações Internacionais do MDA já vem demonstrando", concluiu Alessandra.